Todo tipo de construção civil é um processo que exige muito cuidado e dedicação. Com a construção de prédios isso não é diferente, pois o projeto obrigatoriamente envolve muito profissionalismo e extremo cuidado com a segurança. O texto de hoje vai abordar isso, os cuidados com a construção de um prédio.
Por isso, a construção de prédio deve ser planejada com bastante antecedência. Desta forma, há a possibilidade de minimizar as falhas, além de diminuir atrasos e contratempos de última hora.
Este artigo especial da House & Design vai ajudar você que está pensando em construir um edifício, pontuando o que de ser levado em conta antes de avançar no projeto e quanto custa construir um prédio.
Como é a construção de um prédio?
Um edifício condominial é uma construção feita com o objetivo de fazer espaços habitáveis por pessoas e resguardar atividades humanas diversas. Esse tipo de construção tem vários andares, com apartamentos e corredores dispostos uns sobre os outros.
Ele também é caracterizado por ter uma altura elevada. Assim, uma série de estudos preliminares deve ser feito para garantir uma estrutura segura.

O que levar em conta na construção de um edifício?
Geralmente, quando pensamos em soluções para uma edificação, a primeira imagem que surge é a de um prédio residencial. Por isso, antes de construir um prédio, há alguns fatores a ter em conta, no sentido de definir responsabilidades, legalizar a obra e avaliar as características do edifício.
Para que tudo ocorra corretamente, o interessado deve seguir os seguintes passos.:
Verificação do terreno
Está é a primeira etapa, que definirá todo o futuro do projeto. Aqui, será vista a média do preço de acordo com a metragem e o preço do m² dos condomínios da região, além de fornecimento de água e energia (se será monofásica, bifásica ou trifásica), além de iluminação e pavimentação.
Também é importante entender as características do solo (que verifica a necessidade de realizar aterro ou compactação do terreno), fazendo também um orçamento de custos para tais processos. Uma equipe de engenheiros e arquitetos é fundamental para este trabalho.
Estudos e trabalhos preliminares
Todo projeto começa com o projeto arquitetônico, feito com de acordo com o que o cliente pretende alcançar com o prédio. Antes ainda da execução do projeto, é necessário examinar as características do terreno, limpá-lo, nivelar o solo e fazer o levantamento topográfico completo do lote.
Montagem do alicerce
Ele que sustenta todo o edifício e é a primeira parte a ser construída. Ele é uma estrutura de ferro ou de concreto, feita assentada sob a terra para que o peso do edifício fique distribuído por uma área maior do solo.
Elas podem ser:
- Fundação rasa – é a mais barata e empregada nas superfícies resistentes e menos úmidas
- Barretes – são mais onerosos, porque exigem a operação de escavadeiras especiais e são designados às construções que tenham 20 ou mais andares.
A escolha de fundações vai depender do tipo de solo, da drenagem do terreno, entre muitos outros aspectos.

Tipo da construção
Aqui podemos resumir como a alvenaria, que é a etapa de elevação de paredes, sapatas e outros elementos estruturais.
Eles devem ser estudados e projetados para suportar o peso vertical, a fim de proporcionar vedações e ainda criar isolamentos térmicos e acústicos.
Podemos usar tijolos, blocos de concreto e outros materiais nesta fase. As estruturas elétrica e hidráulica do prédio, entre outros fatores, não podem ser esquecidas.
É importante destacar, também:
- Aplicação de forros – lâminas de madeira ou lajes pré-fabricadas que são colocadas nas estruturas do telhado ou das partes superiores da edificação
- Esquadrias – podem ser de madeira, metal e plástico. Consistem em portas, janelas, basculantes e outros itens que dão arremate à uniformidade da construção
Depois de terminar a parte estrutural, chega a fase de acabamentos da edificação. Aqui podemos destacar a instalação de gessos, azulejos, porcelanatos, cerâmicas, carpetes, pisos, laminados, pedras decorativas, dependendo do que foi acordado anteriormente.
Conclusão
Como você pôde perceber, é fundamental fazer tudo com planejamento e cuidado. Um projeto feito de forma apressada, pode resultar em falhas, o que prejudica o pós-obra.
Para isso, a empresa responsável pela construção tem um papel fundamental no sucesso do projeto.
Uma empresa de arquitetura e engenharia ajuda neste processo, pois uma equipe multidisplinar pode agilizar tanto na hora do projeto, como aprovações e excecução, acompanhando a obra com qualidade do início ao fim.
A House & Design é o que você precisa neste caso. Somos especialistas nos mais diferentes tipos de obras, executando com agilidade e perfeição. Clique no botão para saber mais.
Deixe uma resposta