O que antes era somente um luxo visto nos hotéis e resorts mais caros do mundo, hoje a piscina de borda infinita já está virando tendência em projetos residenciais.
Esse tipo de piscina é feito pensando em criar uma ilusão de ótica em que a borda fique misturada à paisagem do local. Com isso, a sensação é que a piscina não tenha um fim na sua borda, principalmente se o visual puder ser integrado ao mar, rios ou lagos.
Pensando em trazer um panorama maior sobre este assunto, a House & Design resolveu fazer este artigo. Quer saber mais sobre piscina de borda infinita? Confira nosso artigo.
O que é borda infinita?
Essa tendência surgiu em construções de luxo, principalmente em hotéis e resorts à beira mar e se tornou objeto de desejo de muita gente. A piscina de borda infinita pode ser considerada um item de lazer e decoração que tem uma conexão com o entorno.
Além disso tudo, ela é bem mais sofisticada que as demais piscinas. Isso acontece porque a piscina de borda infinita foge do padrão inicial de modelo de piscinas, aquelas retangulares com fundo azul.
A modernidade, aliada à beleza do entorno, traz um conceito moderno e transmite a ideia de imensidão e vastidão, devido à visualização do horizonte.
Como funciona este tipo de piscina?
Esse efeito da piscina de borda infinita acontece devido ao transbordamento da água em uma de suas laterais. Desta forma, com o transbordamento, a borda fica escondida, criando uma ligação da água da piscina com o horizonte.

Por isso que, normalmente, um projeto desses é feito e projetado para que o entorno da piscina tenha um cenário bonito e agradável, complementando o visual com o da residência. Afinal, a paisagem ajudará a causar o impacto esperado.
A estrutura de pelo menos dois centímetros menor que a altura da piscina faz com que o efeito de borda infinita seja alcançado.
Com isso, acontece o transbordamento, onde essa estrutura mais baixa consegue receber a água que cai, encaminhando-a para um reservatório, que armazena, filtra e devolve a água para a piscina.
Dicas de melhorar o efeito da piscina de borda infinita
Há a possibilidade ainda de fazer um efeito melhor, quando o terreno possui um declive natural. Isso faz com que a borda com transbordamento fique mais alta que o horizonte, aumentando a sensação de infinito.
Isso também acontece quando pelo menos uma das outras bordas faz contato com o terreno, oferecendo ainda mais segurança ao entrar e sair da piscina.
Também é possível aliar a paisagem com a escolha dos revestimentos, estes são escolhidos com cores semelhantes ao ambiente em volta, ajudando a integrar a piscina com a paisagem.
Além disso, o ideal é direcionar a borda de transbordamento no sentido em que o sol se põe. Isso ajuda a aproveitar o sol no aquecimento da água, com mais sustentabilidade, além de criar uma oportunidade maravilhosa para os banhistas admirarem o pôr do sol na piscina.

Como fazer uma borda infinita?
Para entender como funciona o mecanismo de uma piscina com borda infinita, é preciso entender a arquitetura do ambiente, influenciando-a no projeto do equipamento.
Existem aspectos gerais e informações principais no processo de construção de uma piscina de borda infinita, sabendo que o principal é aliar o ambiente de profundidade com a construção da casa.
O segredo da borda infinita está no retorno da água que é transbordada para criar este efeito. A água escorre em uma calha de aproximadamente 50cm de profundidade, com alguns pedriscos na parte interior, retraída por um sistema de encanamento.
Na sequência, a água vai para um reservatório específico, onde é filtrada e impulsionada com uma bomba para o tanque. Há outra possibilidade, um pouco mais cara, que é um sistema de moto bombas que faz com que a água transborde e volte naturalmente à piscina.
Porém, no geral, é bem semelhante ao que construções de piscinas tradicionais já fazem, com formas, fontes, degraus e diversos outros elementos decorativos. Porém, a estrutura e a instalação de uma piscina com borda infinita são os diferenciais da tradicional.
Vale lembrar que o custo de sua manutenção e sua produção são um pouco mais caros que as normais, devido à compra de tubulações específicas e bombas exclusivas. Os materiais para construção são os seguintes:
- Calha para escoamento da água;
- Tanque de captação;
- Bomba exclusiva para encaminhamento da água que transborda;
- Concreto armado para construção (ele deve ser impermeabilizado e utilizado na borda por onde a água vai transbordar);
- Revestimentos específicos;
- Sistema completo de calha e drenagem;
- Bomba e tubulações para a circulação da água transbordante.

Pensando no ambiente ao redor
As imagens não negam: uma piscina de borda infinita tem um efeito bem melhor se o ambiente que ela estiver instalada seja aberto e com horizonte. Locais fechados não podem não reproduzir o mesmo efeito de continuidade.
Falando em projetos arquitetônicos, a piscina de borda infinita traz um efeito com ares modernos, com formas geométricas e linhas retas. O ideal, entretanto, é harmonizar a cor das pastilhas, também, com a paisagem.
Gostou do artigo? Siga-nos em nossas redes sociais e confira mais em nosso blog.
Deixe uma resposta