A arquitetura tem uma série de conceitos importantes para desenvolver seus projetos, aliando a sustentabilidade e o bem estar do ser humano e seu ambiente. Uma das alternativas que vem buscando trabalhar estes dois conceitos é o Telhado Verde.
O telhado verde é um sistema construtivo que é feito com uma cobertura vegetal, geralmente composta por grama ou plantas.
Normalmente, esta estrutura é instalada em lajes ou por cima dos telhados convencionais, o que ajuda a aumentar a área verde das construções.
Este artigo vai trazer para você todos os detalhes envolvendo o Telhado Verde, pontuando as vantagens e desvantagens dele, assim como deve ser feito seu planejamento. Confira!
O conceito de Telhado Verde
O nome de telhado verde vai de encontro com a principal matéria deste tipo de modelo construtivo: as plantas. Na construção civil tradicional, é comum encontrarmos telhados feitos de cerâmica, aço ou outro material que dê segurança para a parte superior da edificação.
A diferença, ou detalhe, que se sobressai no telhado verde está em usar a vegetação de forma aparente.
Sendo assim, esta técnica pode ser considerada uma prática sustentável, que vem conquistando mais espaço nos projetos mundo afora e indo de encontro com as alternativas que o mercado dispõe para a preservação do meio ambiente.
Porém, essa alternativa vai muito além de ser apenas um efeito decorativo. As vantagens do Telhado Verde são enormes, passando desde economia de energia até mesmo à economia financeira.

A tecnologia aliada do meio ambiente
Pensar em utilizar o Telhado Verde em sua construção começa no planejamento de obra. Pode até parecer muito estranho começar uma construção pelo telhado, mas a real é que todo o processo deve ser incluído no planejamento com antecedência.
Como dissemos acima, isso é mais do que criar uma plantação no telhado de concreto e plantar o que lhe der na telha.
O processo envolve muita tecnologia. Para que o Telhado Verde tenha um bom funcionamento, a engenharia deve garantir o cuidado com a vegetação e a manutenção do local com o passar do tempo.
Para que tudo seja feito para um pleno funcionamento, este sistema deve seguir os seguintes passos:
- Sustentação – A própria lajota usada para cobrir a construção serve para a base da sustentação das camadas que virão acima;
- Impermeabilidade – Deve ser aplicada uma membrana à prova d’água, principalmente para garantir que nenhuma umidade passe para o interior do prédio;
- Cuidados com as raízes – Como estamos lidando com o crescimento de plantas, devemos considerar as raízes delas, que tendem a crescer de forma natural. O ideal é construir uma barreira para conter e estabilizar o futuro Telhado Verde;
- Drenagem – Para garantir todos os processos anteriores, o ideal é pensar na drenagem do mesmo, que deve considerar o escoamento, drenagem ou captação da água para impedir que o local seja alvo de alagamentos;
- Permeabilidade – Deve ser colocado um tecido permeável acima do sistema de drenagem. Ele será a base para colocar a terra que vai receber a vegetação;
- Terra – Este item vai logo acima do tecido permeável, permitindo que a planta cresça e respire;
- Plantas – o último passo é a vegetação, que pode ser uma plantação específica, agricultura urbana ou, simplesmente, gramado.
Há, também, a possibilidade de fazer a irrigação do Telhado Verde com um sistema inteligente que atua em tempos secos.

As vantagens do Telhado Verde
Este modelo construtivo oferece um excelente conforto térmico ao imóvel. A vegetação impede que o calor ultrapasse as outras camadas, além de oferecer isolamento acústico do local.
As plantas do Telhado Verde ainda ajudam a diminuir a poluição ao redor de onde ele está instalado. A poluição gerada por ar-condicionado também diminui, pois a temperatura interior do ambiente fica mais agradável e diminui a emissão de poluentes deste eletrodoméstico.
Outro ponto a ser destacado é o impacto visual e decorativo deste sistema construtivo. Esse toque diferenciado ajuda a destacar construções por meio do design arrojado, especialmente quando buscam envolver sustentabilidade em seu projeto.
As desvantagens deste modelo
Se formos considerar e comparar o Telhado Verde a uma construção normal, é comum que encontremos um valor mais alto para a instalação, devido à necessidade de mão de obra qualificada para a obra.
Este projeto ainda envolve um processo um pouco mais burocratizado, pois há necessidade de uma aprovação diferenciada na prefeitura do município. Em alguns casos , atrasam o processo por se tratar de um modelo novo de construção.
A manutenção, apesar de ser necessária, precisa de um processo de adaptação. No curto prazo, isso pode significar um pequeno incômodo, mas que posteriormente vai se tornar em um grande aliado para sua vida.
Procure um especialista
Gostou de saber mais sobre o Telhado Verde? Procure a House & Design, escritório de arquitetura e engenharia, especialista em projetos inovadores e únicos. Entre em contato conosco para saber mais.
Comment (1)
Sou a Talita Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.