A recuperação do período de estagnação – causado pela recessão econômica- e a retomada do crescimento na construção civil, marcaram o novo ciclo de mudanças para o setor.
Neste artigo, vamos apresentar as 3 principais previsões de tendências para o mercado de Construção Civil, e como isso pode avançar em novos projetos
1- Sustentabilidade
Na construção civil, assim como em diversos outros mercados, pensar a sustentabilidade e planejar estratégias de desenvolvimento mais ambientalmente amigáveis.
Unir preservação ambiental e crescimento socioecônomico, deve ser o principal foco do setor no ano que vem. As empresas que desenvolverem estratégias de sustentabilidade que gerem valor -de capital e de qualidade ecológica- devem destacar-se.
Atualmente, as áreas de engenharia e construção civil vêm adotando a tecnologia e o aproveitamento de recursos como formas alternativas para elaboração e execução dos seus projetos. No cenário, uma das principais tendências é o uso reciclado do concreto, uma vez que o material se configura como um dos maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico (CO2).
2- Automação e robótica
A tendência é que os processos de engenharia e construção civil se tornem ainda mais automatizados com a ajuda de softwares integradores, robótica e inteligência artificial. Confira quais as tecnologias que irão impacar o ramo:
- Robótica para pré-fabricados: que os pré-fabricados dominam parte do mercado da construção civil, nós já sabemos. Mas essa forma de produção que já manufatura em ambientes controlados e diminui desperdícios, deve ficar ainda mais tecnológica em 2020. Isso porque, com o aumento da demanda do mercado, as empresas de pré-fabricados devem usar cada vez mais sistemas de produção baseados no uso de robôs, fazendo com que a robótica seja cada vez mais comum nos canteiros de obra;
- Softwares de automação: Os softwares de automação já são uma febre no mercado, e seu uso deve se intensificar ainda mais ano que vem. Utilizar uma plataforma de gestão e planejamento de obras e projetos, não apenas reduz custos e uso de inúmeros documentos em papel, como também flexibiliza processos e possibilita um maior controle operacional para você.
- Compartilhamento de dados em tempo real: A colaboração em nuvem pode não ser mais novidade em alguns setores, mas é nítido que na construção civil a prática começou a se popularizar a pouco tempo. A tendência para 2020 é que o compartilhamento de dados seja, além de realizado em tempo real, integrado aos diversos envolvidos no projeto; equipe operacional, equipe do financeiro, usuários de gestão e etc.
3- Uso de energia renovável
Como consequência da preocupação ambiental e das tendências de sustentabilidade, o uso de fontes de energia renovável deve ter bastante atenção das empresas de construção civil em 2020.
Os empreendimentos que quiserem apostar nessa tendência, devem providenciar a estrutura adequada às instalações e podem realizá-las de duas maneiras; promovendo a geração de energia durante a construção ou criando mecanismos de autoconsumo e sustentação própria dos projetos no que diz respeito à produção energética.
Deixe uma resposta